top of page
Foto do escritorIrinéia Meira

FILHAS DA DOR CONECTADAS NO AMOR

Relato de uma vivência de constelação sistêmica realizada em 2016

Uma mulher, de mais ou menos 60 anos, buscou a Constelação Sistêmica para compreender sua relação com a filha de 35 anos.


Segundo ela, as duas nunca tiveram uma boa convivência. Fazia de tudo para a filha, mas se sentia distante; Já a menina sempre reclamava que a mãe era insuficiente e não a amava...


A constelação aconteceu em um grupo de pessoas, no qual a mulher estava presente. Pedi que ela escolhesse duas representantes, uma para si mesma e outra para a filha, e que as colocasse no “campo”(no centro do grupo).


A representante da filha se aproximava da representante da mãe, que desviava o olhar e se distanciava dela...


Então pedi que a cliente dissesse uma frase: “Filha, eu não quero ser mãe”. Ela repete, assustada, e depois diz:


— Irinéia, minha avó foi dada para outra família!


Em seguida, pedi que mais 03 mulheres entrassem nesse movimento e seguissem seus impulsos internos… (representando assim a mãe da cliente, a avó e a bisavó).


Todas tinham o mesmo comportamento em relação às suas filhas, desviando o olhar e se distanciando. Pedi que se enfileirassem em ordem (bisa, avó, mãe, cliente, filha dela) e, iniciando pela a representante da bisavó, requisitei que cada mãe repetisse para sua filha: “Filha, eu não quero ser mãe”.


E, uma a uma, elas repetiram a frase para a própria prole, sem nenhuma emoção ou conexão.


Em seguida, pedi que mais uma mulher entrasse no campo, e a posicionei logo atrás da Bisavó, representando assim a tataravó da cliente.


Essa representante coloca as mãos abaixo da barriga, se contorce, chora e cai no chão. A bisa então se aproxima, gritando e chorando...


Eu digo para a cliente que sua tataravó faleceu no parto de sua bisa e, após um instante, elas naturalmente formam um círculo em volta da tataravó e se abraçam, chorando copiosamente.


Em seguida, a cliente diz:


— Falta algo aqui…


E eu respondo que sim, “falta a filha da sua filha” (ou seja, a neta da cliente)

A cliente, então, sorri, e diz:


— Nossa ela já tem 35 anos e nunca quis ser Mãe!

..........................................................................................


Muitas vezes, não sabemos dos acontecimentos da nossa linhagem materna, e ficamos presos à acusações como: “minha mãe não gosta de mim”, “minha mãe não me suporta”, sendo que a linguagem oculta é outra...


Mas, ao ampliar a fresta da porta, que antes estava estreita, e olhar com amor para os registros de nossos antepassados onde o fluxo da vida ficou paralisado, vamos ressignificando e restaurando o fluxo do amor.


“Uma mãe é aquela que teve a coragem suficiente para fazer a vida seguir adiante, apesar de todos os desafios e dificuldades. Alguém que correu risco de vida. Ela tomou decisões e passou a vida adiante, permitindo que a vida seguisse seu fluxo pelas gerações.” (Bert Hellinger)


Vivência realizada em grupo conduzida pela Terapeuta Irinéia Meira.


______________________________________________

TREINAMENTO EM CONSTELAÇÃO SISTÊMICA


Atendimento: Online e Presencial. Individual, grupo.

▪ Família: casais, adolescentes e crianças

▪ Consultoria Sistêmica

▪ Palestrante

(34)99799-8562

Instagram: @irineiameira

329 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page